Como ampliar a memoria RAM de um smartphone Android?
Atualmente, no Google Play podemos encontrar mais de um milhão de aplicações de todo o tipo, o limite em termos de aplicações vai para além da nossa imaginação... Está cansado da falta de fluidez e memoria ao iniciar aplicações no seu dispositivo? Continue a ler este tutorial e aprenda a ampliar a memória RAM do seu smartphone Android.
O que é a memoria RAM?
A memória RAM, é a memória utilizada pelo processador e por outras unidades de computação. Permite ler e escrever a posição da memória, não sendo necessário seguir uma determinada ordem para ter acesso à informação. Devido à falta de uma ordem, la informação solicitada (abrir aplicações, documentos, etc...) é feita de forma mais rápida.
É possível ampliar a memória RAM sem possui um Smartphone Android rooteado. Continue a ler o tutorial, pois de seguida ensinamos como fazê-lo, e notará de certeza um melhoramento claro no seu dispositivo.
1.Widgets e Fundos animados
Muitas pessoas, utilizam uma grande quantidade de widgets no ecrã do smartphone, em conjunto com fundos de ecrã animados. Estas duas funções requerem memoria RAM para funcionar de forma contínua - os peixinho ou as gotas de água que caem no seu ecrã robam espaço da memória RAM. Desta forma, antes de selecionar um fundo de ecrã ou adicionar um novo widget no mesmo, pense duas vezes!
2. Mudar de launcher
Se utiliza um launcher alternativo ao que é oferecido pelo seu smartphone, alterar será a melhor solução. Existem launcher que consumem menos memória RAM que outros, uma vez que utilizam menos atividades em segundo plano, menos animações ou possuem menos funcionalidades. O launcher mais rápido que conhecemos é o APUS.
3. Desativar aplicações
Quando uma aplicação não utilizada continuamente dia após dia, e dependendo das suas funcionalidades, poderá iniciar uma atividade em segundo plano que consume a memória RAM sem o seu conhecimento. Por exemplo, se a aplicação é o Facebook Messenger, é necessário ter a internet ligada para que possa receber as mensagens, mas, y se é outro tipo de aplicação que para além da memória RAM, consume os seus dados? Nunca é tarde para desativar ou até mesmo desinstalar, algumas aplicações.
4. Desativar animações
As animações consomem bastante memória RAM nos smartphones! Contudo, é possível desativá-las para obter maior fluidez no dispositivo. Esta opção é uma ótima solução para os utilizadores que dão mais importância ao rendimento que à estética. Visualmente, o rendimento do smartphone é notável.
Para desativar as animações deve seguir os seguintes passos:
1. Aceda às definições do dispositivo e selecione a opção “Acerca do telefone” ou “Acerca do tablet”;
2. Clique várias vezes na opção “Número da compilação”, até surja uma notificação que avisa que o dispositivo vai entrar no modo de programador;
3. Volte para o menu das definições e selecione a opção “Opções do programador”;
4. Desça o ecrã até encontrar as seguintes opções “Escala de anim. da janela”, “Escala de anim. de trans.” e “Escala de duração do anim.”;
5. Em cada uma das opções, diminua para 0,5 x ou desative as animações por completo.