Existem diferentes maneiras de realizar pagamentos online. Porém a mais habitual é o pagamento através de um cartão de crédito. Até o PayPal compromete um cartão de crédito. E divulgar informações financeiras online é sempre um perigo, pois sabemos que hoje em dia não existem dados totalmente a protegidos dos piratas informáticos.
Aqui que aparece o MBNet, um cartão de crédito virtual que tem a excelência de poder ser usado apenas uma vez, e apenas para o valor que o utilizador decidir. Para além da utilização ser mais segura no atmosfera online, resolve o problema de quem não contém um cartão de crédito, mas que desejava de fazer compras online.
Não quer ter o seu cartão de crédito sempre articulado à conta Google ou Apple? Então escolha esta opção “com prazo”. Sim, porque os parâmetros fundamentais de um cartão de crédito são conferidos, e aos quais deve-se juntar a competência de “desfazer” o cartão sempre que desejar, e em qualquer altura.
Apresentamos de seguida, os passos a seguir para poder usar o MBNet como forma de pagamento online:
Como obter o MBNet
Utilizar o MBNet pressupõe que a pessoa possui uma conta bancária e um cartão de acesso à conta.
Vá a uma caixa de multibanco, introduza o cartão e o respetivo código. Selecione a opção Serviço MBNet.
Introduza o código de segurança que deseja dar ao serviço MB Net - deve possuir pelo menos seis caracteres. Comprove o código de segurança escolhido. Escolha como vai querer receber os dados do cartão - no computador ou dissociado entre telemóvel via SMS e computador.
Coloque o montante máximo das compras diária, que pretende realizar através do serviço. Comprove os dados e aguarde pela saída do talão.
O talão envolve o nome de utilizador único que é necessário sempre que desejar criar um cartão MBNet. Guarde-o.
Sempre que desejar pode voltar ao multibanco para alterar o montante diário de compras, para alterar o código de acesso ou para fazer um “reset” na conta de utilizador, crie um novo perfil de acesso.
Como criar um perfil MBNet
Agora que já temos as os dados de acesso, vamos precisar de um dispositivo móvel que tenha acesso à Internet.
Na página do site oficial, introduza os dados de acesso criados anteriormente. Opte entre criar um cartão tradicional – de única utilização com validade de 30 dias – ou um cartão multi-utilização – com validade máxima de um ano e que pode ser utilizado mais do que uma vez enquanto tiver saldo. Determine o valor do cartão, o qual pode ser inferior ao determinado no multibanco, no entanto, tem que ser sempre igual ou superior a cinco euros.
Se optar pelo cartão multi-utilização pode determinar o número de meses pretender ter o cartão ativo.
Aponte os dados proporcionados ou faça um print screen na consulta momentânea. Poderá no entanto, preferir imprimir o cartão.
Ainda na página oficial do MBNet o utilizador pode consultar os cartões já utilizados, os cartões ativos e pode também “desfazer” um cartão que tenha sido criado, que se encontre ativo, mas que não tem sido utilizado.
Depois de seguir os passos mencionados, obtém um cartão de crédito virtual para ir às compras.
Aquisições online
Comprar com o MBNet é tão fácil como os passos explicados anteriormente. O utilizador terá de ir ao site/serviço que pretende, seguir todos os passos e quando lhe pedirem os dados de pagamento, introduzir as informações do cartão criado.
No caso de comprar uma viagem, isto é, aquisição única, é aconselhado utilizar o cartão único. No caso do Spotify, como é uma forma de subscrição, calcule o pretende gastar num período de tempo estabelecido, e associe o cartão ao serviço premium para ir “descontando”.
Dependendo do tipo de compra e a que empresa fizer, o valor gasto pode ficar temporariamente cativo na sua conta bancária, ou seja, aparece no saldo total, mas o saldo disponível para gastar é distinto, muitas vezes sem o valor.
Também pode utilizar o MBNet associado ao PayPal. Neste caso, se o cartão for temporário, só terá que atualizar a informação do cartão correspondente as compras que faz. A mesma situação serve para comprar aplicações no Google Play.
Medidas de proteção adicionais
O MBNet é um serviço de confiança e seguro, porém não dispensa outras medidas de proteção - o sistema operativo do computador e o navegador devem estar sempre atualizados, possuir um antivírus e uma firewall também com as atualizações em dia.
Nunca “distribua” os dados na Internet e aceda sempre ao site através do motor de pesquisa. Se desejar, utilize o MBNet apenas nas páginas de navegação privada, desta forma os dados não ficam na cache do navegador de Internet.
O MBNet é um serviço bastante utilizado pelos portugueses. Nos últimos três anos moveu 262 milhões de euros e só nos primeiros três meses de 2014 foram realizadas 500 mil compras a partir do serviço da SIBS.