Hoje em dia praticamente podemos fazer ou reparar qualquer coisa por nós mesmos. Isto deve-se em certa parte à enorme quantidade de informação que nos oferece a Internet, que de um modo geral está ao alcance de qualquer um.

Se comprovarmos as tendências gerais dos utilizadores no geral, podemos considerar que há uma tendência emergente no que diz respeito que a partilhar experiências, opiniões e a ajudar outros utilizadores que se encontrem na mesma situação. É o que se conhece como Comunidade, grupo de gente com os mesmos gostos e com um grande sentido de cooperação.

Neste ponto damos conta do florescimento, cada vez mais acentuado de vários tipos de "soluções ou ajudas" como é o exemplo de "Videotutorial". Se dermos uma olhadela ao YouTube, podemos encontrar uma infinidade deste tipo de tutoriais ou guias que nos dirigem o caminho de como realizar algo, que nós não sabemos fazer. Normalmente uma pessoa experta no assunto, grava um vídeo mostrando aos outros utilizadores como realizar corretamente.

Como todos já sabem, realizar um vídeo tutorial sobre coisas quotidianas, está ao alcance de qualquer um, já que só se precisa de uma camara y pouco mais. Igualmente podem-se encontrar diferentes programas graças aos quais podemos fazer tutoriais sobre como fazer algo no computador (muitos são os programas que permitem gravar o que acontece no ecrã do PC).

Mas se quisermos fazer um tutorial sobre algum dispositivo da Apple, as coisas mudam. Isto deve-se em grande parte à Apple ocultar o que aplica nos seus dispositivos. Por isto, muitos são os métodos mediante os quais podemos gravar o que acontece no nosso dispositivo Apple mas a maioria precisam de Jailbreak do mesmo. Portanto, hoje Downloadsource.com.pt oferece-lhe uma maneira mediante a qual poderá realizar os videotutoriais que deseje a partir do seu iPhone, iPad ou iTouch sem a necessidade de realizar o Jailbreak e tudo graças à aplicação que poderá descarregar fazendo click sobre o nome: iTools

O primeiro passo será executar a aplicação (existe uma versão portável, que não requere instalação). Revelada a interface do programa, procedemos à conexão do nosso dispositivo Apple. Uma vez conectado, na parte principal da interface aparecerá a informação geral do dispositivo conectado. (Nº de serie, tipo de dispositivo, a versão do iOS, bateria, o estado da memoria de armazenamento, entre outras coisas).

Segundo passo, dirigimo-nos à opção "Desktop" que podemos encontrar na lista esquerda das opções. Uma vez aberto o "Desktop" fazemos click no separador superior da janela, onde se pode ler "live desktop". Agora aparecerá uma janela com tudo o que aparece no seu dispositivo em tempo real. Para proceder à gravação apenas devemos pulsar o botão vermelho que está na parte inferior da imagem.

Terceiro passo, uma vez pulsado o botão, automáticamente a janela aparece no ecrã inteiro e surge uma nova janela, onde podemos configurar as características do ficheiro de saída (é dizer, o vídeo que apareceu no ecrã do nosso dispositivo). As opções que podemos configurar são: a paste de destino, a qualidade do vídeo, a resolução do vídeo e a fonte do som. Uma vez configurado, pulsamos em confirmar e o programa começará a gravar tudo aquilo que façamos com o dispositivo, desde os vídeos que vejamos no YouTube, até ás nossas conversas no Whatsapp. Quando quisermos parar a gravação só temos que fazer click no stop e o ficheiro automaticamente ficará guardado na pasta selecionada anteriormente. O ficheiro fica guardado no formato AVI, que pode ser facilmente editável por qualquer editor de vídeo.

Nota:

Devemos mencionar que o iTools no é um programa que serve só para gravar as ações do nosso dispositivo Apple; e que para o correto funcionamento do iTools é necessário ter instalado o iTunes no nosso computador.

Outras características de iTools:

1. Suporta dispositivos: iPhone 1, 3G, 3GS, 4, 4S, iPad, 1, 2, iPod touch 1, 2, 3, 4.

2. Compatível com as versões de iOS: 1, 2, 3, 4, 5.

3. Funciona com dispositivos tanto Jailbreakeados como sem Jailbreak.

4. Gestor de aplicações, suporte para instalação, desinstalação, copia de segurança, atualização.

5. Gestão dos ficheiros multimédia.

6. Suporta iBooks: Importações e exportações de PDFs / ePubs.

7. Gestor de fotos e álbuns: Importações e exportações.

8. Gere o acoplamento através do escritório com o rato.

9. Gestor do sistema de ficheiros.

10. Gestor de informação pessoa (contactos, mensagens, notas, favoritos de Safari, historial de chamadas)

11. Ferramentas do sistema: a. Túnel SSH. b. Limpa. c. Registos do sistema.