Como guardar os ficheiros da Dropbox e do Google Drive no Computador sem empregar espaço valioso?

A Dropbox e o Google Drive, tal como outros serviços de alojamento online estão disponíveis para Windows e Mac, e são vantajosos porque permitem expandir, de certa forma, a memória do computador. Porém, se a sua conta na nuvem for maior que o disco local, poderá a vir a ter problemas – a não ser que utilize o programa Odrive. Saiba como aproveitar o recurso e conservar todos os seus ficheiros visíveis sem ocupar espaço no disco local.

Apesar de alguns serviços de alojamento na nuvem já ter disponibilizado a sincronização seletiva, odrive funciona de uma maneira diferente. Ao contrário de submeter o utilizador a selecionar as pastas que deseja transferir na altura da instalação, o programa permite visualizar tudo ao mesmo tempo em forma de atalho. O ficheiro em si, só é transferido para o computador quando for clicado. Fique a conhecer todos os passos através deste tutorial.

 

1. Transfira e instale o programa Odrive para Windows ou Mac;

2. Abra a pasta do Odrive no Windows Explorer ou Finder e faça duplo clique na pasta correspondente aos serviços de alojamento nos quais tenha conta;

3. Ao ser redirecionado par a página de autenticação, escreva os seus dados e a palavra-passe, aprovando de seguida que deseja aceder ao odrive;

4. Será aberta uma janela no ecrã com todos os ficheiros e pastas que estão armazenadas no serviço. Com o botão direito do rato clique sobre a pasta ou ficheiro que pretende usar e escolha a opção “Sync folder” no menu do odrive;

5. O programa odrive transfere simplesmente o que é leve, isto é, só transfere ficheiros pesados quando for realmente necessário (tudo o que está identificado cor lilás não se encontra no disco rígido). Espere alguns segundos para finalizar o download dos ficheiros;

6. Quando a sincronização é concluída, a pasta muda de cor, tornando-se mais fácil perceber quais foram transferidas e quais são atalhos. A qualquer altura, poderá removê-la do computador ao selecionar com o botão direito do rato atalho e optar pela opção “Unsync” no menu do odrive.

Concluído! A partir deste momento poderá escolher quais pastas que deseja manter sincronizadas e, da mesma forma, manter o acesso a outros ficheiros tão simples como clicar numa pasta. Deste modo, é possível controlar melhor os seus ficheiros guardados na nuvem sem ocupar espaço no computador com coisas desnecessárias. Experimente ainda a realizar este procedimento com contas que possui noutros serviços de alojamento.

Comentários