Como já foi referido em artigos anteriores, o Menu Iniciar surge na mais recente versão da Microsoft - Windows 10 - como recurso nativo; e apresenta particularidades realmente agradáveis, entre as quais podemos definir o tamanho dos ícones que representam os programas, personalizá-los facilmente, etc.
Através deste tutorial aprenda a organizar o Ecrã Inicial e o Menu Iniciar (reposicione os ícones, defina categorias e adicione aplicações à interface de forma rápida).
Menu Iniciar e Ecrã Inicial
O ecrã Inicial pode ser acedido de duas maneiras: através da ativação do modo Continuum ou da utilização do botão maximizar no Menu Iniciar. O ecrã Inicial exibe todas as aplicações organizadas em categorias, e é possível editar o título de cada uma neste modo.
Ao clicar no Menu Iniciar do Windows, é aberta a interface que dá acesso às partições do computador e aos principais programas, os quais também podem ser personalizados.
Tamanho dos ícones
No Menu Iniciar ou no ecrã Inicial, clique com o botão direito do rato sobre um ícone qualquer e, de seguida na opção “Redimensionar”, opte por um dos seguintes tamanhos “Pequeno”, “Médio”, “Amplo” e “Grande”.
Reposicionar e categorizar os ícones
Clique e segure com o botão esquerdo do rato qualquer um dos ícones existentes. De seguida, mova o programa para a posição que desejar.
Atenção: Ao mover um ícone para cima ou para baixo, surge um retângulo preto; que permite criar uma nova categoria nova de aplicações/programas.
Faça duplo clique sobre a sugestão do Windows e digite o nome da categoria. Neste caso, o título utilizado foi “Escritório”. A edição de texto também pode ser feita em categorias já guardadas, por exemplo, é possível modificar o nome do programa “Explore Windows”.
Adicionar programas ao ecrã inicial
Os programas que se encontram na barra lateral esquerda podem ser adicionados no ecrã inicial, para tal, basta clicar com o botão direito do rato sobre qualquer programa e escolher a opção “Fixar no ecrã inicial”.
Todos os programas instalados no computador são apresentados. Navegue pelos programas, que estão dispostos por ordem alfabética, e repita a ação para adicioná-los ao ecrã inicial.
O tamanho e a quantidade dos ícones dispostos no Menu Iniciar ou no Ecrã Inicial dependem das necessidades dos utilizadores. Porém devemos reconhecer que organizar os programas no Windows 10 é muito fácil, para qualquer tipo de utilizador.