Comparações das melhores tablets do mercado 2013

Há umas semanas atrás listamos uma guia sobre o que ter em conta na hora de comprar um Smartphone. Hoje, fazemos uma comparação sobre as melhores tablets do mercado, com o principal objetivo de que possa conhecer as características e deste modo poder escolher de maneira mais fácil a sua tablet.

Todas as tablets que se anunciam nesta comparação, são muito boas senão, as melhores do mercado. Mas se tivéssemos que dizer qual é a melhor, seria impossível dizê-lo, pois poderia surgir a pergunta: A melhor para quem ou para o quê?

Em Downloadsource.es aconselhamos sempre que se compre um produto adaptável ás necessidades do utilizador que o vai comprar, pelo que é fundamental fazer-se uma serie de perguntas antes de se comprar um dispositivo, como por exemplo: Realmente preciso de uma tablet? Vou utiliza-la normalmente para quê? Qual é a estimativa que estou disposto a pagar por uma tablet? Que características são necessárias para mim e quais não são?

Pois bem, aqui tem a análise das 6 melhores tabletes do mercado atual:

Samsung Galaxy Note 10.1

Samsung Galaxy Note 10.1, vimos em Barcelona, ainda que a sua apresentação em Mobile World Congress apenas serviu para nos instruir um novo conceito da tablet Android, uma vez que o hardware e o software sofreram transformações importantes. Este processo anteviu um atrasado mas a Samasung fez o tudo o que estava ao seu alcanço para que esta espera valesse a pena.

O Samsung Galaxy Note 10.1 espera-se que seja uma tablet que ajusta por um lado a experiencia na família Tab e por outro a experiencia do Note original. Possui ecrã de 10 polegadas, caneta para desenhar, parece uma combinação acertada. 

Se você tem algum talento artístico, então existe uma possibilidade muito real de que você possa fazer com que o Note 10.1 trabalhe por si, como uma ferramenta criativa. O grande ecrã significa que se pode utilizar para todo o tipo de ilustrações, desenhos e é um companheiro ideal para tirar notas/apontamentos durante uma reunião. A resolução de ecrã e a potência do processamento satisfará os utilizadores mais exigentes. Adquirir esta tablet pode ser um pouco caro.

Sem dúvida é o rival do iPad, ainda que não se possa dizer que a Samsung tenha exatamente a mesma qualidade de construção que a tablet da Apple, muitos duvidam do ecossistema do iTunes, mas o Note 10.1 tem tantas características y possibilidades que o faz único. O ecrã é a sua deceção, mas não está nada mal, simplesmente não se pode comprar com iPad Retina.

iPad com ecrã retina

O iPad com ecrã retina, obviamente que não podia faltar entre as melhores tablets do mercado. Possui especiações muito boas, e aquele que é fanático da marca da “maçãzinha”, Apple, dirá que é melhor a tablet que existe. É tudo uma questão de gostos. Tem de comprimento 24,12 cm, largura de 18,57 cm e finalmente 0,94 cm de espessura. Pesa aproximadamente de 662 gramos. Tem um ecrã retina muito atrativo e é uma diferença em comparação com os iPad lançados anteriormente no mercado. Isto é o que fez deste iPad uma incrível interação com o utilizador. Tem um ecrã de 9,7 polegadas. Tem um processador muito potente, A6X dual core e traz incorporado um processador gráfico de 4 núcleos. A câmara frontal é de 1,2MP e a que está na parte de trás de 5MP. Talvez o ponto negativo, é a pouca abertura do sistema operativo, limitando a sua compatibilidade, tal como acontece com a maioria dos produtos Apple.

 

O iPad Retina apresenta uma modesta melhora respetivamente ao seu antecessor. É certamente mais rápido, mas provavelmente não merece a pena gastar dinheiro extra pelo novo dispositivo. Mas se nos fixamos no ecrã, aí sim marca-se a diferença, podendo dizer-se que possui um dos melhores ecrãs para tablets do mercado.

Microsoft Surface RT

Se procura uma tablet dirigida para o trabalho e com uso similar de como utiliza o seu computador portátil, então Surface RT de Microsoft, é exatamente o que está procura.

O ecrã de 10,6 polegadas, a interface Surface RT está pensado para acarretar Windows 8 sem escritório, mas com todo o poder de Microsoft Office ao alcance dos seus dedos.

Entre outras características incluem-se um pé de apoio para que você não tenha que comprar uma caixa para apoiá-la ou suporta-la, e um conector USB para que se possa conectar com outros dispositivos. Se você realmente quer convertê-lo num notbook, também é possível conectar um rato e um teclado, uma vez que a caixa do teclado opcional é muito boa. Se você é fan da Microsoft, então você saberá que esta é a opção para si.

A Microsoft Surface RT é uma grande equipa, e é mais que suficiente para que valha a pena comprá-lo. Apesar de pensarmos que é caro, possui teclado e o tato é simplesmente genial. O problema pode estar nas aplicações, atualmente não existe um grande número de aplicações, mas sabemos que a Microsoft investiu muito nisso, assim esperamos que as coisas melhorem brevemente.

Sony Xperia Tablet Z

Este dispositivo é sem lugar para dúvidas a tablet Sony de 2013. Esta vai marcar uma importante preferência quando se falar em tablets. Tem de espessura 6,9mm, talvez o dado mais atrativo enquanto desenho do dispositivo. Também, tem um ecrã de 10,1 polegadas. Pesa 495 gramas; muito leve. Conta com um processador de 4 núcleos, memória interna de 32Gb e memória RAM de 2Gb.

Além do referido acima, é resistente à água e pode utiliza-lo quando toma um banho. O ecrã não é o melhor que existe, já está superado por várias tablets da lista, mas ainda assim continua sendo muito bom. No general, o Sony Xperia Tablet Z é uma grande opção. A atualização do software para Android 4.2 elevou a experiencia do utilizador a uma das melhores que há. Se você está à procura de uma tablet Android de 10,1 polegadas, esta é recomendada.

iPad mini

O mini iPad da Apple não tem um ecrã tão bom como o do iPad Retina (iPad 4), mas melhora quanto ao tamanho, portabilidade e peso. É fino, fácil de usar e traz uma grande quantidade de aplicações para todos os âmbitos da vida, como a visualização de Netflix ou Sky Go desde a casa de banho, fazer um desenho utilizando aplicações como "Paper" ou Photoshop, e ainda jogar jogos como Real Racing 3.

Para aqueles que necessitam utiliza-lo para algo relacionado com o trabalho, agora já é possível encontrar um conjunto de teclados para o iPad mini que o convertem efetivamente num notbook. Além disso, existem atualmente alguns rumores sobre a possibilidade de que Apple acrescente o ecrã retina numa nova versão do iPad mini.

Nexus 10 de Google

O Nexus 10 proporcionar-lhe-á uma experiencia Android pura, o que significa que será o primeiro a receber as atualizações e o primeiro a estar livre dos complementos das aplicações e serviços não desejados que alguns fabricantes acrescentam adicionalmente. Mas aquilo que é verdadeiramente destacável neste dispositivo Nexus 10 é o ecrã, que é uma verdadeira beleza.

O ecrã de 10 polegadas tem uma nitidez de 2560 x 1600, pelo que a visualização é fantástica. Você pode entusiasmar-se com a experiência de escritório web com menos zoom, converte-se num grande dispositivo de leitura, e tem o poder de se poder manusear os últimos jogos e aplicações.

Este dispositivo criado pela Samsung, é fino e os acabamentos da parte traseira fazem com que seja muito agradável ao tato e manuseamento. A cereja no topo do bolo é a competitividade do seu preço, pois com as especificações que apresenta é muito difícil ser superado.

O seu ponto fraco talvez seja o estilo do desenho que não é tão atrativo como conseguem ser os iPad de Apple.

Comentários