Todos os utilizadores devem ter reparado que após o anúncio da compra do WhatsApp pelo Facebook, a aplicação de mensagens sofreu uma das mais graves quedas no sector mundial da sua história. Não foi a primeiravez que a aplicação ficou offline, nem será a última, por isso resolvemos criar este artigo. O que fazer quando se perde a ligação na aplicação WhatsApp? Ou melhor pronunciando: o que não fazer?

E se a aplicação WhatsApp não funciona?

Como saber se a aplicação WhatsApp está a funcionar ou não?

Existem variados indícios, bastante evidentes, que nos fazem reparar que o WhatsApp não está a funcionar:

  • Não é possível enviar e receber mensagens - o relógio “a pensar” que se encontra ao lado da mensagem enviada leva muito tempo para ser substituído pelo ícone de envio (“double check”);
  • Não podemos ver a última ligação dos nossos contatos (atenção: esta função já pode ser configurada);
  • Surge uma mensagem de erro “local connection timeout”.

Ações que permitem reconhecer a queda do serviço e solucioná-la...

 Experimente as seguintes dicas:

  • Certifique-se de que a ligação 3G ou Wi-Fi estão ligados. Desligue-os e volte a ligá-los. Se não funcionar, aconselhamos a experimentar outras redes Wi-Fi;
  • Verifique todas as permissões na configuração do smartphone;
  • Desligue e reinicie o smartphone;

Se nada do que foi referido anteriormente não funcionar, o WhatsApp encontra-se mesmo Offline. Durante a última queda, alguns utilizadores forçaram o encerramento da aplicação, limparam o cache e inclusive eliminaram os dados do aplicação, ação que elimina todas as conversas, imagens, vídeos, etc. A única solução é aguardar, e utilizar as redes sociais e outro tipo de aplicação de mensagens.

Conselhos

Depois da experiência, deixamos aqui alguns conselhos para a próxima vez que o WhatsApp ficar Offline:

  • Mantenha uma cópia de segurança do histórico, com as conversas, fotografias, definições etc;
  • Verifique o Twitter oficial do WhatsApp, porque um anúncio oficial é publicado sempre que o serviço fica Offline.

Contudo, se a equipa da aplicação não tiver anunciado nada, pergunte ou verifique na internet antes de tomar decisões radicais como por exemplo eliminar dados ou desinstalar e reinstalar a aplicação. É muito provável que alguém tenha publicado a falha nas redes sociais.