O que fazer quando se perde a ligação na aplicação WhatsApp?
Todos os utilizadores devem ter reparado que após o anúncio da compra do WhatsApp pelo Facebook, a aplicação de mensagens sofreu uma das mais graves quedas no sector mundial da sua história. Não foi a primeiravez que a aplicação ficou offline, nem será a última, por isso resolvemos criar este artigo. O que fazer quando se perde a ligação na aplicação WhatsApp? Ou melhor pronunciando: o que não fazer?
E se a aplicação WhatsApp não funciona?
Como saber se a aplicação WhatsApp está a funcionar ou não?
Existem variados indícios, bastante evidentes, que nos fazem reparar que o WhatsApp não está a funcionar:
- Não é possível enviar e receber mensagens - o relógio “a pensar” que se encontra ao lado da mensagem enviada leva muito tempo para ser substituído pelo ícone de envio (“double check”);
- Não podemos ver a última ligação dos nossos contatos (atenção: esta função já pode ser configurada);
- Surge uma mensagem de erro “local connection timeout”.
Ações que permitem reconhecer a queda do serviço e solucioná-la...
Experimente as seguintes dicas:
- Certifique-se de que a ligação 3G ou Wi-Fi estão ligados. Desligue-os e volte a ligá-los. Se não funcionar, aconselhamos a experimentar outras redes Wi-Fi;
- Verifique todas as permissões na configuração do smartphone;
- Desligue e reinicie o smartphone;
Se nada do que foi referido anteriormente não funcionar, o WhatsApp encontra-se mesmo Offline. Durante a última queda, alguns utilizadores forçaram o encerramento da aplicação, limparam o cache e inclusive eliminaram os dados do aplicação, ação que elimina todas as conversas, imagens, vídeos, etc. A única solução é aguardar, e utilizar as redes sociais e outro tipo de aplicação de mensagens.
Conselhos
Depois da experiência, deixamos aqui alguns conselhos para a próxima vez que o WhatsApp ficar Offline:
- Mantenha uma cópia de segurança do histórico, com as conversas, fotografias, definições etc;
- Verifique o Twitter oficial do WhatsApp, porque um anúncio oficial é publicado sempre que o serviço fica Offline.
Contudo, se a equipa da aplicação não tiver anunciado nada, pergunte ou verifique na internet antes de tomar decisões radicais como por exemplo eliminar dados ou desinstalar e reinstalar a aplicação. É muito provável que alguém tenha publicado a falha nas redes sociais.