Porque não se deve guardar ficheiros diretamente no Ambiente de Trabalho do Windows?

“Em que sítio deseja guardar o ficheiro?” é uma pergunta frequente realizada pelo Windows sempre que uma nova extensão está prestes a ser guardada no computador. O sítio mais convidativo normalmente é o Ambiente de Trabalho: pois encontra-se ao alcance de um par de cliques. Saiba, porém, que escolher o Ambiente de Trabalho para guardar os ficheiros não é o sítio mais apropriado.

Imagens, músicas, documentos do Office e até mesmo programas são normalmente guardados no Ambiente de Trabalho quando se está com alguma pressa. Mas e se algum tipo de problema “atacar” o Computador e for necessário restaura-lo? Se dados importantes estiverem no Ambiente de Trabalho, a recuperação dos mesmos pode facilmente não suceder. Para além deste risco, outras razões podem aconselhar a encontrar outros sítios para guardar os seus documentos. Verifique:

Falta de organização

É possível, organizar os ficheiros do Ambiente de Trabalho por categorias. Porém se , por exemplo, forem guardadas muitas imagens no Ambiente de Trabalho, pode tornar-se difícil visualizá-las todas – será necessário aceder ao Ambiente de Trabalho através do Windows Explorer para encontrar um determinado documento.

Segurança

Os documentos guardados no Ambiente de Trabalho não ficam tão protegidos quanto os documentos que são guardados nas pastas - “Minhas Músicas” ou “Minhas Imagens”. Se algum tipo de problema impuser a restauração do sistema para uma semana antes do documento guardo no Ambiente de Trabalho, o Windows poderá não recuperá-lo. Atenção: é possível a guardar os documentos no Ambiente de Trabalho e protegê-los, mesmo assim, de casuais bugs.

Eis uma situação assistida por quem trabalha na edição de áudio, vídeo ou imagem: ao desenvolver um projeto e incluir um ficheiro de música guardado no Ambiente de Trabalho, o programa de edição vai procurar sempre pela extensão no local de origem (Ambiente de Trabalho). Se, por qualquer razão, uma música ou imagem for eliminada, o projeto completo poderá ficar comprometido.

Altere o local do Ambiente de Trabalho

Mover o Ambiente de Trabalho para uma pasta devidamente protegida pelo Windows torna possível a recuperar os dados ao realizar backups. Saiba como fazê-lo: Em primeiro lugar, vá ao Windows Explorer e clique com o botão direito do rato em “Documentos”. De seguida, ative a opção “Propriedades”. Na janela aberta, clique em “Incluir uma pasta...” e selecione “Ambiente de Trabalho”.

Uma vez alterado o local de armazenamento dos documentos do Ambiente de Trabalho para a pasta “Documentos”, a restauração de sistema do Windows recupera tudo o que foi guardado com pressa no atraente ecrã inicial do computador.

Existem distintas formas de configurar determinados softwares para recuperar os dados guardados no Ambiente de Trabalho. Porém, alterar pelo menos o local de armazenamento dos documentos para a pasta “Documentos” parece ser a solução mais apropriada para quem não consegue resistir ao ecrã inicial do Windows.

Comentários