Se necessita gravar o ecrã do seu computador, porque deseja desenvolver um blog, criar um tutorial de vídeo ou por outra razão -, existem alguns programas que ajudam a realizar esta tarefa. A maioria dos programas que permitem gravar em vídeo o que acontece no desktop são pagos, mas neste tutorial selecionamos os melhores programas gratuitos para o efeito, os quais podem responder muito bem todas suas “carências”, sem ter que gastar dinheiro para poder gravar o ecrã do computador.
Apesar de gratuitos, os softwares que apresentamos neste tutorial possuem ótimos recursos que podem ser utilizados tanto por utilizadores principiantes como por utilizadores mais avançados. De seguida nomeamos os programas selecionados, com as respetivas descrições, aproveitem !
CamStudio é um programa gratuito que permite gravar tudo aquilo que acontece no ecrã, incluindo o rato. O programa é muito útil quando desejamos desenvolver um vídeo de apoio para ensinar um novo programa (Screancast) ou quando queremos criar uma apresentação. No CamStudio é possível guardar o material gravado no formato popular AVI ou diretamente no formato Flash (SWF), para que possa preparar rapidamente o registro da publicação nas páginas web como o YouTube. O CamStudio é um programa de código aberto e encontra-se disponível apenas para o Windows.
Ezvid
O Ezvid é um programa que, para além de capturar o vídeo daquilo que acontece no ecrã do computador, brinda com um formato especial para os jogadores, denominado por Gamer Mode. Não é possível exportar o vídeo após ser capturado,no entanto, o programa é responsável de realizar o upload no YouTube. O programa oferece ainda um editor de vídeos que possui funcionalidades de marcação no ecrã, texto, introdução de áudio, voz sintetizada que permite leitura dos textos, desenvolvimento de apresentações e muito mais. O programa encontra-se apenas disponível para o sistema operativo Windows.
Krut Computer Recorder
O Krut Computer Recorder foi criado em Java, o que permite com que o mesmo funcione na maior parte dos sistemas operativos que existem atualmente. O software exporta o vídeo no formato .MOV e o áudio vem em .WAV, num ficheiro isolado. Isto facilita a editação do vídeo posteriormente, se assim pretender.
Jing
O Jing programa, que para além de gravar o ecrã do computador, possibilita também capturar imagens e editá-las juntando texto e partilhando o assunto nas redes sociais. O programa permite apenas capturar cinco minutos de vídeo, e como tal, está indicado para pequenos conteúdos. Em relaão à exportação, o programa suporta serviços como o Screencast ou FTP.
O Jing encontra-se disponível de forma gratuita para os sistemas operativos Mac OS e Windows.
Webinaria
O Webinaria é um programa de código livre, que também permite capturar vídeos do ambiente de trabalho, assim como o som do microfone e as imagens da webcam. O programa conta também com um editor integrado e exporta o ficheiro final no formato .AVI com preferência de exportação para o formato .FLV. O Webinaria está apenas disponível para o sistema operativo Windows.
Conseguiu através deste tutorial descobrir qual é o programa mais adequado para si? Comente connosco.