TrackR: a tecnologia GPS que vai dar muita dor cabeça aos gatunos.
Já alguma vez perdeu objeto e não fazia ideia do local onde o tinha deixado? Provavelmente já aconteceu muitas vezes. Essa situação é perfeitamente usual e qualquer pessoa perde diversas coisas e algumas vezes nunca as revêm.
Foi exatamente por causa deste tipo de situações que a Phone Halo desenvolveu um dispositivo que assegura, que os seus acessórios nunca se percam mais.
O TrackR é uma espécie de dispositivo de comunicação que poderá colar em qualquer objeto (smatphone, jogo ou até as chaves do carro) e monitorar a localização do mesmo através de uma aplicação.
A imaginação é tão boa que, atualmente, mais de 150 mil dispositivos TrackR já foram partilhados. Partilhados? Sim leu corretamente. O fabricante está a presentear TrackRs, garantindo a divulgação do produto e fazendo uma base de dados para que outros consumidores tenham atenção em adquiri-lo no futuro. Ficou confuso? Nós vamos explicar tudo!
Como funciona?
Segundo a informação, o StickR TrackR é um aparelho wireless do tamanho de uma moeda que pode ser facilmente “ligado” a qualquer acessório (tablet, smartphone, computador e até na coleira do cão).
A aplicação está disponível para Android e iOS e ao instalá-la no smartphone pode monitorar a localização do TrackR e, logicamente, o acessório que não quer perder.
Na aplicação, é possível ativar um alarme para achar em poucos segundos o item seguido. Há um sistema de indicação de “quente e frio” que aponta se está a ir na direção correta ou incorreta, sendo que também é possível achar o acessório ao consultar a ultima posição registada no GPS.
O fabricante do componente explica, que a bateria TrackR do produto dura até um ano fácilmente.
Um único smartphone pode monitorar até 10 itens simultaneamente e pode ainda personificar o toque do alerme.
Ops, perdi o meu dispositivo
Como pode conhecer, a ideia é simplificada e prática. Agora, imagine se perdeu o smartphone qye tinha aplicação de localização instalada ou, se se esqueceu das chaves na casa de um amigo / familiar. A criadora do TrackR também considerou esses casos e é exatamente aí se encontra o pensamento brilhante do serviço criado.
Nesses casos, o smartphone do seu amigo / familiar (que tenha a aplicação instalada) pode reconhecer os acessórios que possuem o TrackR ligado. Ao investigar que existem acessórios perdidos nas proximidades, o smartphone do seu amigo / familiar de forma automatica encaminha os dados para o servidor da Phone Halo.
Quando efetuar login na aplicação noutro smartphone, será exibida uma mensagem, a informar que alguém encontrou os seus acessórios e indica a última posição GPS onde os mesmos foram localizados.
Aliás, caso perca o telemóvel, é possível ativar o toque do telemóvel no TrackR, mesmo quando o dispositivo está no modo silencioso, ou seja, efetivamente não há forma de perder o dispositivo por muito tempo.
Nova rede de localização
Como o TrackR é algo recente, poucos indivíduos possuem os dispositivos e a aplicação instalada. No entanto, conforme a base de utilizadores for aumentando, a probabilidade de encontrar outros acessórios etiquetados com o TrackR, também aumentam.
O pensamento da Phone Halo é desenvolver um mundo conectado, onde os indivíduos possam monitorar sempre seus acessórios e confundir inclusive as artimanhas dos gatunos. Mesmo que algum criminoso leve algum dos seus acessórios, você irá acabar por receber a informação da localização dos mesmos de forma a recuperá-los.
Quem sabe, num futuro não muito distante, possamos ter o domínio sobre nossos gadgets e não ter muitas dores de cabeça ao perder o smartphone. O que achou da inovação? Será que se vai tornar moda?
O fabricante ainda não concedeu pormenores sobre preço ou taxas que possivelmente venha a cobrar para a utilização do serviço.