Como desativar as atualizações automáticas do sistema operativo da Microsoft.

O sistema operativo Windows, encontra-se permanentemente a receber atualizações dos criadores da Microsoft, as quais permitem corrigir diferentes erros ou vulnerabilidades, que na altura do desenvolvimento do sistema operativo ficaram para trás. Este recurso, aparece no sistema operativo Windows ativado por padrão. No entanto, possui uma série de vantagens, mas também uma série de incómodos.

Vantagens: O sistema está sempre atualizado, comodidade ao não ter que instalar as atualizações de forma manual, correção dos erros de fábrica, exclusão de vulnerabilidades por parte de hackers e/ou vírus.

Desvantagens: Algumas vezes não são instaladas atualizações ou partes das mesmas, durante as atualizações a velocidade da navegação pela Internet pode diminuir, assim como também pode diminuir o funcionamento do computador.

Ainda que o sistema operativo Windows venha com este recurso ativado por padrão, não há nada que nos impeça de desativar as atualizações automáticas.

Atenção: Isto significa que podemos ser nós como utilizadores, a realizar as pesquisas das atualizações e selecionar de forma manual quais desejamos instalar ou não.

Desta forma, podemos escolher quais são as atualizações necessárias, e quando queremos instalar as mesmas, evitando que interfiram com as nossas tarefas ou utilização diária do computador.

Desactivar a atualização automática

1. Devemos realizar a pesquisa e entrar no "Painel de controlo". Uma vez aberto o "Painel de controlo" devemos selecionar a opção "Sistema e Segurança".

2. De seguida, procuramos a opção "Windows Update" e mesmo abaixo desta, clicar na subopção "ativar o desativar atualizações automáticas".

3. Aqui podemos ver uma lista onde aparecem várias opções que permitem configurar as atualizações do computador: "instalar atualizações automáticas (recomendado)", "transferir atualizações mas permitir escolher se pretendo instalá-las ou não",  "procurar atualizações pero permitir escolher se as pretendo transferir e instalar" e "não procurar atualizações (não recomendado).  

4. Uma vez selecionada a opção se adapte melhor às nossas carências, clicamos em “OK” e as modificações serão guardadas e aplicados a partir desse mesmo instante.

Comentários