O YouTube alterou o sistema de upload e a partir deste momento os utilizadores que adicionarem novos vídeos na web página vão receber avisos se os mesmos possuírem conteúdos protegidos – músicas ou efeitos sonoros.
Os alertas são responsáveis por advertir os utilizadores como os proprietários do conteúdo (gravadores, estúdios ou grupos independentes) podem utilizar o material, como por exemplo adicionar anúncios no vídeo do utilizador com links para a música original ou até mesmo a solicitação de remoção. Antes de adicionar o vídeo, o utilizador pode pesquisar pela música na biblioteca da web pagina para ter conhecimento do que pode ocorrer caso a mesma seja utilizada e publicada.
Em inglês, o texto é iniciado com "If you use this song" (se utilizar esta música, em português) e indica todos os pormenores antes de terminar a publicação do vídeo. O YouTube aconselha, também, um texto sobre os direitos de autores, o qual aclarar qualquer tipo de dúvida.
O YouTube contém uma funcionalidade chamada Content ID, que de forma automática examina os vídeos à procura de músicas com copyright, o qual é utilizado pelos proprietários do material para descobrirem infrações. O novo sistema de alerta e a pesquisa na biblioteca já se encontram disponíveis para todos os utilizadores.